IV Curso de Fisiologia de Sementes

IV Curso de Fisiologia de Sementes

De 18 de maio de 2015 à 22 de maio de 2015

4ª edição

Anual

A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes promove entre os dias 18 e 22 de maio de 2015, o IV Curso de Fisiologia de Sementes, que será realizado no Auditório do Crystal Palace Hotel, localizado à Rua Quintino Bocaiuva no 15, no centro da cidade de Londrina, PR.

Trata-se de um curso teórico, sem aulas práticas, direcionado aos representantes da indústria produtora de sementes, de laboratórios, cooperativas, empresas de armazenamento e logística, estudantes e pesquisadores.

O curso permitirá aos participantes conhecer o comportamento dos componentes da semente durante os processos de embebição, de germinação, do desenvolvimento das plântulas, além de compreender as deficiências de ordem fisiológica que caracterizam as anormalidades das mesmas. Propiciará, também, um aprofundamento nos processos de formação, desenvolvimento, maturação e deterioração (envelhecimento) da semente, bem como os fatores que os afetam, o que possibilita identificar com maior precisão possíveis problemas, suas causas e a tomada de decisões para solucioná-los. Os principais processos que causam a dormência das sementes, bem como os métodos de sua superação serão também abordados. Os conceitos de sementes ortodóxicas e recalcitrantes serão amplamente apresentados.

Os princípios fisiológicos dos principais testes de vigor, como os de Envelhecimento Acelerado, Deterioração Controlada, Teste de Frio, Germinação a Baixa Temperatura, Comprimento de Plântula, Classificação do Vigor de Plântulas, Peso de Matéria Seca, Teste de Tetrazólio serão temas do curso.

Além disso, será abordada a teoria das formas e do conteúdo de água na semente e suas interações com a longevidade durante o armazenamento, bem como seus efeitos nos processos de aeração e secagem, visando preservar seu potencial fisiológico. Serão também abordados aspectos sobre a peletização, peliculização e cobertura de sementes. Aspectos envolvendo a qualidade de sementes e as suas interações com a biotecnologia serão proferidos de maneira introdutória.

Terá como base em toda a sua programação, a nova edição do livro "Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas" de autoria do Prof. Dr. Júlio Marcos Filho, que será um dos palestrantes do curso.

Aos participantes serão ofertados: mochila com material de apoio, livro "Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas" de autoria do Prof. Júlio Marcos Filho, coffee break (manhã e tarde), um almoço de confraternização, certificado de frequência constando a carga horária do curso.

Palestrantes:

- Dr. Júlio Marcos Filho (USP/ ESALQ);
- Dr. Ademir Assis Henning (Embrapa Soja);
- Dra. Denise Cunha Fernandes dos Santos Dias (UFV);
- Dr. Cláudio José Barbedo (Instituto de Botânica, SP);
- Dr. Francisco Carlos Krzyzanowski (Embrapa Soja);
- Dr. Fernando Augusto Henning (Embrapa Soja);
- Dr. José de Barros França Neto (Embrapa Soja);
- Dr. Silvio Moure Cicero (USP/ESALQ);
- Dr. Warley Marcos Nascimento (Embrapa Hortaliças)

Transporte para Londrina

Em Londrina está localizado o aeroporto "Governador José Richa", que atende aos voos das companhias aéreas: TAM, GOL e AZUL/TRIP.
O Terminal Rodoviário de Londrina (www.trl.com.br) está servido por 19 companhias de ônibus, sendo as principais:

Viação Garcia www.vicaogarcia.com.br
Brasil Sul www.brasilsul.com.br
Expresso Nordeste www.expnordeste.com.br
Viação Motta www.motta.com.br
Expresso Maringá www.expressomaringa.com.br
Eucatur www.eucatur.com.br
Nacional Expresso www.nacionalexpresso.com.br
Pluma www.pluma.com.br
Gontijo www.gontijo.com.br

Taxi

Rádio Táxi Faixa Vermelha: (43) 3324-2424
Rádio Táxi Faixa Azul: (43) 3321-2121

Informações